domingo, 28 de agosto de 2011

NEONIO

O  neônio é um elemento químico de símbolo Ne, número atómico 10 , com massa atómica 20 u. É um gás nobre incolor, praticamente inerte, presente em pequena quantidade no ar atmosférico, porém muito abundante no universo, que proporciona um tom arroxeado característico à luz das lâmpadas fluorescentes nas quais o gás é empregado.
O néon  foi descoberto pelos químicos britânicos William Ramsay e Morris Travers em 1898.  Foi inicialmente isolado como um componente de fração volátil do argônio cru liquefeito. Obtido pelo ar, o neônio foi imediatamente reconhecido como um novo elemento devido a sua singular incandescência quando eletricamente estimulado.
Características principais
É o segundo gás nobre mais leve, apresentando um poder de refrigeração, por unidade de volume, 40 vezes maior que o do hélio líquido e três vezes maior que o do hidrogênio líquido. Na maioria das aplicações, o uso de néon líquido é mais econômico que o do hélio.
·         Peso atómico: 20,183 uma
·         Ponto de ebulição: 27.1 K (–246 °C)
·         Ponto de fusão: 24,56 K (–248,6 °C)
·         Densidade: 1,20 g/ml (1,204 g/cm³ a –2
·         Aplicações
·           http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/88/NeTube.jpg/90px-NeTube.jpg
·        
·         O tom roxo-alaranjado da luz emitida pelos tubos de néon é usado profusamente para a fabricação de indicadores publicitários. Também recebem a denominação de tubos de néon outros de cores distintas que, na realidade, contêm gases diferentes



2 comentários:

  1. O blog está bem elaborado e editado com capricho. Me chamou a atenção o gás neônio, por ser utilizado nas famosas lâmpadas de neo e também nas pulseiras que usamos em festas. O Hélio é o famoso gás que faz as vozes ficarem finas e os balões de festas voares. O Carbono é incrível por diversos motivos, mas o que mais me fascina é sua afinidade com diversos outros elementos o permite ser desde uma substância frágil e barata (o grafite) a uma das mais duras e caras (o diamante). Estão de Parabéns Garotas.

         Bruna Cordeiro 2EM

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog de vocês, está bem montado e decorado, o conteúdo é interessante e me chamou a atenção com a comparação que o Carbono, o Neonio e o Helio, em suas respectivas aplicações, se relacionam com coisas boas e felizes da vida, O Helio com balões de festa, o Carbono com o Diamante ($) e o Neonio com luzes de neon, utilizados em lampadas e pulseiras que animam baladas e festas atuais. Gostei bastante. Show de bola.

    Octávio lino 2ano

    ResponderExcluir