sábado, 27 de agosto de 2011

CARBONO



O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico, símbolo C , número atômico 6 , massa atómica 12 u, sólido à temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante.

É o pilar básico da química orgânica, se conhecem cerca de 10 milhões de compostos de carbono, e forma parte de todos os seres vivos.


Características principais
O carbono pode ser encontrado em substancias fragieis :como o grafite ou na mais rigida o diamante . O seu pequeno raio atómico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas  . Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso, fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelhas.
Os diamantóides são minúsculos cristais com forma cristalina composta por arranjos de átomos de carbono e também hidrogênio muito semelhante ao diamante. Os diamantóides são encontrados nos hidrocarbonetos naturais como petróleo, gás e principalmente em condensados. Têm importante aplicação na nanotecnologia.
PRECAUCOES
 O monóxido de carbono, presente nos gases de escape dos motores de combustão e o cianeto (CN) são extremadamente tóxicos para os mamíferos e, entre eles, os seres humanos. Os gases orgânicos eteno, etino e metano são explosivos e inflamáveis em presença de ar.
O principal uso industrial do carbono é como componente de hidrocarbonetos,desse se  obtém querosene e oleos , enquanto que o segundo está se impondo como fonte de energia por sua combustao mais limpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário